segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sacre Coeur

Neste post, meu caminho para a Sacre Coeur.

São muitas as opções de subidas, cada um escolhe a sua de acordo com a preferência:
A tradicional turística, pelo bondinho;
A tradicional turística esconômica, pelas escadarias principais;
A da Lina, do Conexão Paris, pelo caminho dos parisienses;
A dos que não conseguem subir escadas mas querem caminhas, pela Rue Lepic (cai atrás da Sacre Coeur, bem no burburinho dos artistas);
E o meu caminho, para quem não gosta de muitas escadas nem de muito sol nem de muita gente e ama plantas!

No começo, eu segui a sua escadaria da Lina. O caminho é ótimo, bem tranquilo é bom cafés simpáticos! Fui andando para as ruazinhas onde ficam os artistas procurando algo pra comer e...acabei de volta na Rue Lepic, no início do caminho!
Resolvi então comer no Café des Deux Moulins, do filme da Amelie Poulain. Estava meio lotado, então desisti.
Foi quando vi uma padaria com uma cara ótima bem em frente: Saint Preux! Comprei um sanduíche, uma torta de frutas vermelhas, uma água e voltei à Sacre Coeur, pela Rue Lepic, em busca de uma pracinha que tinha visto quando subia as escadas para sentar e comer com calma.
Minha surpresa: a "pracinha" que eu tinha visto era na verdade uma escada! As escadas do Square Louise Michel. Comi meu almoço sentada nessa escada. Durante os 20 minutos que fiquei lá, só passou um casal! Muito tranquilo e gostoso! Depois de visitar a Sacre Coeur, desci por essas escadas para ver se o caminho era bom, e amei!

Segue o itinerário que eu sugiro para visitar a Sacre Coeur:
Desça na estação de metrô Blanche, como a Lina sugere no Conexão Paris, e tire sua foto turística do Moulin Rouge (não achei nada de mais, mas é tradição e o filme é lindo...)



Siga pela Rue Lepic, pare na boulangerie Saint Preux para comprar seu lanchinho e entre no Café des Deux Moulins para relembrar o filme.



Siga subindo a rua até a Rue des Abbesses, e ande até a praça, onde artistas estarão fazendo esculturas. Tem uma Igreja bem bonita na praça também, mas como eu estava com fome, não parei pra olhar direito. Siga então pela Rue d'Orsel para ver o burburinho das lojas, e vire à esquerda na Rue Seveste. Você vai cair na Rue Ronsard.Em frente ao Halle Saint Pierre (gigantesco, à sua direita), tem uma escadinha de entrada para o Square Louise Michel.




Subindo a escadinha e andando para a direita, você vai subir uma rampa muito agradável, com um gramado à esquerda onde algumas pessoas deitam para tomar sol ou ler um livro. Aqui é o primeiro lugar que você pode escolher para sentar e comer seu lanche.



Seguindo sempre em frente, você acaba com duas opções: descer para a praça citada no caminho da Lina, tem alguns cafés simpáticos, ou subir uma outra escadinha, com sombra, em meio a muito verde e uma vista maravilhosa da cidade, que vai chegar exatamente aonde você chegaria pelo seu caminho, aos pés da Sacre Coeur. Como eu disse, ninguém passa por essa escadinha, então você pode simplismente sentar lá e comer seu lanche. É bem gostoso.



Minha escadinha...


Fala se a vista não é linda...

Depois disso, visite a Sacre Coeur, que vai estar à sua frente, e passeie pelas agitadas ruazinhas dos artistas.
Volte por um caminho diferente, por exemplo pela Rue Lepic, para conhecer novos lugares!



Chegamos..!

Um comentário:

  1. Belinha, corajosa heim menina!!!!!!!!
    Quase completamente ambientada em Paris, falta só a mãe não é? Ela vai bem....., um pouco cansada, agora de férias. Aproveite as oportunidades que Paris lhe oferece que jamais voce vai esquecer e farão muito bem para sua vida toda. Sempre terá uma história para relembrar e que saudades que dá. Beijos LH

    ResponderExcluir